segunda-feira, 7 de março de 2016

Dia Internacional da Mulher e as camisas delas!

   Hoje é dia 08 de Março, Dia Internacional da Mulher. Desde já começo dando os parabéns para todas elas. Sou completamente a favor da frase clichê que diz "todo dia é dia da mulher", mas aproveitando a data, nada melhor do que abordar um tema relacionado: as camisas de futebol que elas usam! Vamos ver agora exemplos interessantes de uniformes femininos, como os do time da Alemanha em 2011:


   Como se pode ver, as camisas femininas da seleção alemã possuem um desenho diferente das camisas do time masculino. Ambas foram lançadas na Copa do Mundo feminina de 2011, onde a própria Alemanha sediou o torneio. A camisa reserva, na minha opinião, é uma das mais bonitas da seleção alemã comparando inclusive com os modelos masculinos. Nota-se que ambas só possuem duas estrelas acima do escudo, já que representam os dois mundiais femininos conquistados pelas alemãs. Naquele ano o título foi para o Japão, que usou um uniforme muito similar ao do time masculino da Copa de 2010, porém ornamentado com a cor rosa. Abaixo, a imagem da camisa usada pelas japonesas em 2015, quando perderam a chance do Bi Mundial para os EUA na final, ostentando o patch da Fifa de Campeã do Mundo e o rosa que substitui o vermelho da camisa dos homens.


  O time feminino do Brasil sempre costumou ter camisas muito parecidas com a do time masculino. Mas em 2015 isso mudou. Marta e companhia ainda ostentam as estrelas dos títulos conquistados pelos homens acima do escudo da CBF, porém a camisa ganhou personalidade própria com um desenho diferente. A camisa titular ganhou modificações leves e a camisa reserva (abaixo) está com um desenho muito interessante, com um degradê indo do azul ao branco (embora esteja parecida com a camisa reserva dos EUA também do ano passado).


  Falando nas americanas, ultimamente são elas que estão dando o que falar no futebol feminino. Ganharam em 2015 o Tri Mundial usando uma camisa titular exclusiva e simples. Mas a camisa que mais chamou a atenção foi a de 2011, usada na Copa da Alemanha citada acima. O desenho que possuía um decote em "V" falso era inovador até mesmo para os padrões de camisas de futebol feminino, como podem conferir na foto abaixo:



   Lógico que os times de futebol no mundo inteiro começaram a dar muito mais importância aos mantos femininos nos últimos anos. A Puma é uma dessas marcas, lançando versões de uniformes dos seus times com a cor-de-rosa, como no México, Chile e no Brasil onde a cor preta do Botafogo deu lugar ao rosa.  Geralmente essas ações se intensificam no mês de Outubro, onde a cor simboliza também a campanha de prevenção para o câncer de mama, e algumas marcas inclusive doam o valor arrecadado da camisa para esses meios.





   
   Acima pode-se ver o resultado da parceria feita entre o Flamengo, a Adidas (com sua linha retrô "Originals") e a Farm, grife carioca de roupas femininas. Os modelos exclusivos para as torcedoras rubro-negras foram lançados no final de 2015 e estão fazendo muito sucesso, mostrando que elas também são muito importantes no marketing futebolístico. Algo que marcas como a DryWorld, que entrou no mercado de futebol recentemente, não perceberam ainda, depois do desfile polêmico realizado na apresentação dos uniformes 2016 do Atlético-MG e da mensagem extremamente machista dentro de seus uniformes pedindo para que o torcedor "dê a camisa pra sua esposa" na hora da lavagem, como na foto abaixo:


   Infelizmente, em pleno Século XXI, ainda tem gente que acha que as mulheres não entendem nada de futebol. As moças estão cada vez mais saindo nas ruas com as camisas de seus times do coração e consumindo bastante itens relacionados ao esporte. Elas merecem essa atenção, e não somente num dia como hoje. Que as marcas continuem cada vez mais investindo no mercado feminino!

3 comentários:

  1. Concordo, minha esposa usa algumas camisas de time minhas e fica muito bacana.As mulheres também gostam de futebol, e as fabricantes ainda não percebem (exemplo da DryWorld )

    ResponderExcluir

Clubismo é PROIBIDO.

Aqui não é o site do Globoesporte. Então asneiras clubistas não serão publicadas.

Obrigado