quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

[GUIA DE COMPRAS MANTOTECA] Marrocos

Fala rapaziada!

Primeiramente, um Feliz Natal a todos! Ganharam camisas novas de presente?

Hoje interromperei a série das camisas dos times participantes da Copa do Mundo para iniciar um projeto que já tinha em mente há algum tempo. Também publicarei logo depois um novo Post de Honra ao Bayern de Munique, em homenagem ao Título Mundial de Clubes conquistado no último sábado.

E é exatamente sobre o lugar onde o Mundial de 2013 aconteceu que falarei hoje: o Marrocos!






Estive no Marrocos nessa última semana, já que o Mundial de Clubes foi uma ótima oportunidade para conhecer o país, assistir bons jogos e é claro: caçar camisas locais! Um dos focos da minha Mantoteca são as camisas dos lugares que vou conhecendo, então não poderia deixar de adquirir alguma camisa de qualquer equipe local.

A primeira parada foi Marrakech, a cidade que sediaria a final do Mundial. Junto dela, a cidade costeira Agadir também sediou algumas partidas, mas não fui até lá. A Medina, parte antiga de Marrakech cercada por muros (que é presente em todas as outras cidades grandes do Marrocos e de outros países do Norte da África), possui um agitado comércio, partindo da célebre praça Djemaa el Fna, onde encantadores de serpentes, adestradores de macacos e outros tipos bem interessantes tornam aquele local semelhante a um circo à céu aberto.





Nos mercados da Medina (os "Souks") há várias barracas com lotes e lotes de camisas piratas, a maioria dos grandes times europeus, além de algumas seleções (principalmente Brasil, França e Marrocos) e dos times locais. Cheguei em Marrakech um dia depois da vitória do Raja Casablanca sobre o Atlético Mineiro, e por toda parte estavam réplicas da camisa do time alviverde, além de bandeiras e outros acessórios, como o DVD do jogo!



Como não gosto de pegar camisas piratas (a maioria das falsificações eram malfeitas, embora as versões piratas dos times locais fossem até parecidas com as originais), fui procurar nas lojas de esporte fora da Medina. Localizam-se no bairro de Guéliz, uma das partes mais "liberais" de Marrakech, com belas meninas marroquinas andando com roupas ocidentais e sem véu, havia algumas dessas lojas. Uma delas é a Planet Sport, onde pude encontrar a camisa atual da Seleção Marroquina. Mas achei 700 Dirhams (cerca de 210 reais) muito para uma camisa daquelas e decidi não levar. Abaixo, uma foto com as camisas que vi na loja (essa foto não é minha e não é da loja citada)


Mas queria mesmo era a camisa do Raja Casablanca, e naquela loja não tinha. A mesma coisa na CitySport (que até foi o patrocinador master do time marroquino no Mundial), outra loja que fica no local. Como na loja anterior, havia camisas da Seleção Marroquina e dos grandes europeus (Barcelona, Real Madrid, Chelsea, Milan e, claro, do Bayern que jogou o Mundial). Havia também a camisa do Wydad Casablanca, arquirrival do Raja. As duas camisas usam templates genéricos da Adidas e custavam 510 Dirhams cada. São as duas primeiras da foto (da esq. pra direita) e estavam sendo vendidas sem o patrocínio.



Decepção mesmo foi na área onde a FIFA montou a FanFest, também em Guéliz. Ali havia uma barraca vendendo produtos com a marca do Mundial de Clubes, mas nada de vender as camisas dos times participantes (nem do Bayern, que é fornecido pela parceira da FIFA, a Adidas). No estande montado no estádio de Marrakech foi a mesma coisa: nada de camisas dos times participantes. Aliás, até na Medina só dava para encontrar camisas do Raja e do Bayern. Os próprios comerciantes marroquinos estavam perguntando para os brasileiros se eles vendiam camisas do Atlético-MG, nem versão pirata das camisas dos demais clubes do Mundial havia lá! Mas enfim, era hora de assistir a decisão do torneio!



Depois de assistir o disputado jogo entre Atlético-MG e Guangzhou Evergrande, que deu o 3o lugar da competição ao time de BH, e depois da sonolenta vitória do Bayern sobre o Raja Casablanca, dando o Tri Mundial ao time alemão, era hora de pegar o ônibus para Casablanca e ver se por lá ainda dava para achar o uniforme da equipe que foi sensação do país naquela semana. Na maior cidade do Marrocos, fui direto ao Morocco Mall, maior shopping do país, localizado junto ao litoral da cidade. Fugindo dos taxistas que cobram preços extorsivos e usando um "Petit Taxi" (os táxis vermelhos da cidade que usam taxímetro), paguei aproximadamente 50 Dirhams da rodoviária (no Centro de Casablanca) até o lugar. Lá também encontrei as mesmas lojas de esportes que vi em Marrakech, além de uma loja própria da Adidas. Abaixo, a loja da CitySport no Morocco Mall:





Apenas na CitySport e na Adidas haviam camisas do Raja Casablanca a venda. Na Adidas apenas pude encontrar a camisa branca usada no Mundial por 600 Dirhams. Não havia a camisa listrada e somente a camisa verde usada no Campeonato Marroquino também era vendida ali, só que diferente do uniforme da imagem, o uniforme só vinha com o patrocínio da CitySport e com o escudo do Raja na parte direita ao invés de estar no meio. Abaixo, uma foto da camisa verde usada no torneio nacional:


Como apenas a camisa branca era similar a utilizada no Mundial (e não gostei dela, além de ter achado cara demais), na CitySport haviam duas outras camisas do Raja sendo vendidas. Ambas eram verdes, mas nunca vi foto delas sendo utilizadas em jogo. Como esses times mudam toda hora de camisa, já que usam só templates prontos, não duvido nada que um dia eles ainda joguem com as camisas que vi à venda. E então decidi comprar a camisa abaixo, que estava por 180 Dirhams (64 reais). E que não deve nada as camisas que foram usadas em campo.





Uma observação: esse template de cima é o mesmo da camisa reserva do Wydad Casablanca e que foi utilizado na camisa da Seleção do Marrocos em 2012. Com a camisa comprada, e já com o dinheiro da viagem gasto, a caça às camisas parou aí. Observação importante: se for comprar camisa no cartão no Marrocos, as lojas aceitam os principais: Visa e Mastercard. American Express é algo praticamente inexistente por lá.

Esse foi o primeiro Guia de Compras da Mantoteca, espero que tenham gostado! Ainda falarei sobre outros lugares onde estive procurando camisas, aguardem!

Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clubismo é PROIBIDO.

Aqui não é o site do Globoesporte. Então asneiras clubistas não serão publicadas.

Obrigado