Hoje a marca pertence aos americanos do Iconix Group (mesma proprietária de outras marcas famosas como a Echo e a Ocean Pacific). Hoje fornece clubes brasileiros como Cruzeiro, Vasco, Grêmio, Atlético-PR, Chapecoense e outros. E até um mês atrás fornecia também o Clube do Remo, um dos titãs do futebol paraense, que disputou a Série C neste ano. Agora o "Leão Azul" está sendo fornecido pela Topper, encerrando uma parceria que durou quatro anos. Mas, para deleite dos torcedores azulinos e dos colecionadores de belas camisas, resultou em indumentárias marcantes como a de baixo:
A camisa vista acima foi lançada no segundo semestre de 2015, ano em que o Remo completou 110 anos de existência, e possui inúmeros detalhes que chamam a atenção. Como se trata do terceiro uniforme, não usa o tradicional azul-marinho como cor principal, porém faz uso do vermelho predominante na bandeira do estado do Pará, homenageando o estado natal. Outra homenagem prestada pelo uniforme é ao título paraense conquistado onze anos antes, em 2004, de forma invicta e com 100% de aproveitamento.
A campanha do Remo em 2004 foi a seguinte:
PRIMEIRO TURNO
1x0 Paysandu
3x0 Carajás
2x1 Castanhal
2x1 Tuna Luso
4x1 Águia de Marabá
2x1 Bragantino-PA
1x0 Ananindeua
SEGUNDO TURNO
5x0 Bragantino-PA
5x2 Castanhal
2x0 Ananindeua
2x1 Carajás
4x1 Tuna Luso
2x1 Águia de Marabá
2x0 Paysandu
O Leão foi campeão dos dois turnos, evitando a realização de uma final para decidir o campeão. E ainda teve requintes de crueldade ao ganhar o clássico "Re-Pa" na última rodada, mesmo já com o título garantido (o Paysandu ficaria um ponto atrás do Remo se ganhasse o jogo). O objetivo do Papão era impedir o arquirrival de sair 100% na competição, mas não foi o que aconteceu. Os azulinos saíram campeões paraenses de forma histórica, em cima dos rivais.
A camisa possui um grafismo interessante, com todos os resultados da campanha vitoriosa, dispostos numa espécie de "mandala" em cujo núcleo está escrito "Campeão Invicto 100%", acompanhado do mascote do clube. Esses grafismos se repetem por toda a camisa, acompanhados também de outra "mandala" com a sigla do time "CR" em seu círculo. Interessante também é reparar que esses círculos lembram o desenho de um timão de barco, remetendo às origens náuticas do clube.
Foram utilizados grafismos similares nas camisas III de outros times da marca como Náutico (hoje também fornecido pela Topper) e Joinville. Mas sempre com desenhos e significados diferentes. Hoje em dia é difícil imaginar times de fora do G12 receberem um tratamento tão personalizado de marcas como Nike e Adidas. É uma camisa que faz não só o torcedor do time ir atrás, o colecionador de camisas também fica encantado com essa riqueza de detalhes. O Campeonato Paraense de 2004 provavelmente era assunto somente dentro do Pará. Essa camisa faz que os fanáticos por futebol Brasil afora também conheçam a história dessa conquista.
Os meus focos principais de coleção são as camisas do Flamengo, Bayern, Alemanha e dos lugares que visito. Mas nunca enfiei os pés em Belém (embora tenha muita vontade). Além de ter uma camisa do Paysandu, essa camisa do Remo veio agora para a Mantoteca, ajudado também pelo fato dessa peça estar em promoção na FutFanatics. Se quer adquirir uma obra de arte futebolística na coleção, independente de não ser o seu foco, fica a dica. E aguardem mais análises e posts na Mantoteca!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Clubismo é PROIBIDO.
Aqui não é o site do Globoesporte. Então asneiras clubistas não serão publicadas.
Obrigado