quarta-feira, 18 de maio de 2016

ANÁLISE MANTOTECA - Camisa do Bayern de Munique 2016/17

   Como alguns frequentadores do blog já sabem, os focos principais do acervo da Mantoteca são Alemanha, Bayern e Flamengo. A primeira Análise Mantoteca foi realizada semana passada com a nova camisa do rubro-negro da Gávea, confira aqui. Agora, mais uma camisa da Adidas chegou à coleção: o novo uniforme do Bayern de Munique para a temporada 2016/17.

    
 A Adidas Brasil está de parabéns: disponibilizou o uniforme para venda logo na semana de lançamento mundial. Até ano passado, os uniformes demoravam, em média, um mês para serem vendidos no Brasil pela fornecedora. Logo ao abrir o pacote, a surpresa: uma etiqueta em cima do logo da marca alemã informava que o uniforme era feito de poliéster reciclado. E realmente o tecido da camisa é mais leve e um pouco mais áspero que outras camisas da marca, incluindo as atuais da Alemanha e do Flamengo. Também é similar aos uniformes da Nike que eram feitos com poliéster reciclado de garrafas PET.



   O que também chama muito a atenção é a similaridade com outra camisa utilizada pelo time bávaro há 11 anos atrás. Em 2005, primeira temporada onde o time jogaria na Allianz Arena, a Adidas confeccionou um uniforme estilo retrô para aquela temporada, depois de camisas com desenhos ousados como a anterior de 2003, estilo Arsenal. A camisa de 2005 era tão clássica que até a góla polo usada naquela época é parecida com a que está sendo usada na camisa nova. Outro detalhe é a ausência das 3 listras nas mangas, sendo que elas não estão em lugar nenhum (na UCL foi usada uma versão com as listras). Na camisa nova, como na maioria das indumentárias da marca para 2016, as listras estão discretamente assentadas nas laterais. Abaixo, o uniforme de 2005:





     
    Na camisa atual, há listras horizontais finas em outro tom mais forte de vermelho dando um aspecto mais formal. E como na maior parte da linha da Adidas para 2016, o comprimento das mangas diminuiu, depois de anos de reclamações de alguns colecionadores a respeito (as camisas que levam listras nos ombros continuam com as mangas mais compridas). Outro detalhe que não se vê na camisa, mas no uniforme completo, é o regresso aos calções brancos depois de anos usando vermelho. Coincidentemente, o último kit que tinha os shorts brancos é o citado acima, de 2005.




  
   Ao contrário do uniforme do Flamengo, não há um tecido extra isolando as 3 listras do resto da camisa, como também ocorre nos dois modelos atuais da Alemanha. E como virou hábito desde a indumentária de 2011, o lema "Mia san Mia" ("somos o que somos", frase em dialeto bávaro traduzida para o português) continua estampado na parte traseira da gola. A fonte de numeração continuará a mesma usada desde 2006 (já estava na hora de renovar) e nos jogos da Bundesliga o clube utilizará um patch na manga direita homenageando as 25 conquistas do torneio alemão (desconsiderando o título alemão de 1932, anterior à 1963, quando houve a mudança para os pontos corridos e a fundação da Bundesliga).





   Gostei bastante do novo uniforme do Bayern, que substitui a bela camisa que o time usou no último ano. Ela estreou na última rodada da Bundesliga 2015/16 contra o Hannover 96, num jogo vencido pelo mandante bávaro por 3x1 e marcado pela entrega da Salva de Prata ao time que havia se consagrado campeão uma rodada antes. Será usado na final da Copa da Alemanha contra o Borussia Dortmund, no próximo sábado, e será o primeiro uniforme do time comandado por Carlo Ancelotti, depois de 3 anos treinado pelo catalão Pep Guardiola, além de reforços como o zagueiro Mats Hummels que retornou ao clube depois de anos defendendo o supracitado Dortmund e da promessa portuguesa Renato Sanches. Veremos se essa será uma camisa do Bayern que entrará para a história, beleza para isso ela já tem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clubismo é PROIBIDO.

Aqui não é o site do Globoesporte. Então asneiras clubistas não serão publicadas.

Obrigado