terça-feira, 8 de setembro de 2015

Oktoberfest e suas camisas... de futebol!

   Olá pessoal! Como muitos sabem, Munique é uma das cidades mais importantes no mundo do futebol, muito se deve por ser a sede do poderoso Bayern, o maior time da Alemanha e um dos maiores do planeta. Mas todos conhecem o outro lado da capital da Baviera, que é famosa pela sua cerveja servida em fartas canecas de 1 litro e pelos trajes axadrezados com calças de couro e suspensórios que formam o estereótipo do alemão clássico visto pelos estrangeiros. Isso muito devido à famosa Oktoberfest, a festa anual que ocorre todo mês de Setembro e é regada pela melhor cerveja bávara, carne de porco, mulheres com o vestido típico (Dirndl) e os homens com as supracitadas calças de couro (Lederhose)



 
   A história da Oktoberfest começa no ano de 1810, quando a Baviera era o reino de Ludwig I, que organizou uma verdadeira cerimônia histórica para celebrar seu casamento com a Princesa Therese de Sachsen-Hildburghausen no mês de Outubro (por isso o nome da festa, apesar de começar sempre em Setembro nos dias de hoje). A festa fez tanto sucesso que no ano seguinte foi repetida na mesma época. Um sucesso que atravessou a morte dos noivos, a fundação do Império Alemão, a Primeira Guerra, República de Weimar, Segunda Guerra, ascensão e queda do Muro de Berlim, chegando até a atual República Federal da Alemanha governada pela Chanceler Angela Merkel. Em homenagem à princesa, o campo onde desde então é organizado Oktoberfest se chama Theresienwiese (Prados de Therese), chamado carinhosamente de Wiesn pelos locais. A festa foi exportada para os lugares onde a colonização alemã é expressiva, sendo que uma das "Oktobers" mais famosas fora da Alemanha ocorre todo ano em Blumenau, aqui no Brasil.

   A Oktoberfest hoje em dia dura aproximadamente duas semanas, sempre terminando no primeiro domingo do mês de Outubro. E está enraizada na cultura da cidade e do país. Inclusive na cultura dos times de futebol da cidade, mais destacadamente o TSV 1860 München, o arquirrival do Bayern que amarga a Segunda Divisão da Bundesliga já há algum tempo, com o passado de glórias ofuscado pelo gigantismo do rival vermelho. Em 2012 foi a hora da inovação:


   O 1860 lançou um terceiro uniforme claramente baseado no traje típico da Oktoberfest, com a camisa xadrez e o calção simulando couro. Infelizmente, só foi usado uma vez em campo, numa partida contra o Eintracht Braunschweig.


   Se dentro de campo a camisa não fez sucesso, fora dele a aceitação foi imensa. Tanto que, em 2013, outra versão foi lançada, simulando os coletes utilizados pelos alemães durante o festival. A camisa de 2012 é muito mais interessante e a versão nova possui detalhes nada tradicionais (como o verde-fluorescente presente nas mangas), porém não deixa de ser uma peça interessante. A camisa das fotos abaixo é da minha coleção pessoal.





   Só que em 2013 os "Sechziger" não estariam sozinhos nessa empreitada de levar a Oktoberfest para os gramados da Alemanha afora. O arquirrival Bayern de Munique lançou uma camisa reserva branca baseada na festa, incluindo os shorts marrons que se assemelham as "Lederhose". Ao contrário do 1860, o Bayern, que vinha de uma temporada aonde ganhara a Tríplice Coroa (Liga, Copa e Champions), usou seu uniforme reserva até o final da temporada, não ficando restrito somente às datas festivas. Mais discreto que os dois uniformes do rival, a camisa do Bayern é mais minimalista, porém muito elegante. A camisa abaixo também pertence a minha coleção.






   Os dois rivais marcam presença na festa, claro. Todo ano, jogadores, dirigentes e comissão técnica se reúnem nos estandes das cervejarias que os patrocinam. O Bayern é patrocinado pela Paulaner, e o 1860 pela Hacker-Pschörr (no fim dos anos 90, os antigos podem se lembrar do patrocínio de outra cervejaria, a Löwenbrau, que assim como o time azul, tem um leão como mascote). Até o sisudo catalão Pep Guardiola, técnico do Bayern, participa da festa, trajado como um bávaro da gema, como se pode ver na foto abaixo:



   Em 2014, o 1860 lançou uma nova versão de seu uniforme festivo, muito similar ao de 2012. Chama a atenção os detalhes escritos "Münchens Grösse Liebe" (O maior amor de Munique) e a forma criativa que o box de nome e numeração foi aplicado nas costas. Só faltou mesmo um "Lebkuchen" (espécie de pão de mel alemão) em forma de coração para ficar mais típico.









      No fim do ano passado, a Nike fez uma proposta para assumir a responsabilidade de fornecer a camisa dos "Sechziger". Porém, a diretoria da equipe azul negou. Não foi só uma questão de valores: os americanos se recusaram a aceitar a cláusula do clube que impõe um uniforme especial para a Oktoberfest todo ano. A Macron aceitou e agora, em 2015, a fornecedora italiana lançou sua versão da camisa comemorativa. Assim como a Uhlsport em 2013, ela se baseou nos coletes usados na festa, cheios de adornos floridos e com estampas simulando os botões e os bolsos!



   Deu até vontade de tomar uma cerveja depois de ler? Admito, dá até vontade de encarar o valor atual do Euro para comprar uma passagem para Munique e desfrutar da Oktoberfest deste ano, que inicia-se no dia 19 de Setembro. Esperam que tenham gostado, e como dizem os bávaros ao se despedir (ou ao chegarem): "Servus!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clubismo é PROIBIDO.

Aqui não é o site do Globoesporte. Então asneiras clubistas não serão publicadas.

Obrigado